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/////// O SOM DO PENSAMENTO /// curso de programação de ambientes jogáveis

Ao longo do curso será dada incidência especial à construção de interfaces híbridos, à criação de ambientes audiovisuais interactivos, com vários exemplos práticos e desenvolvimento de um projecto (onde se exploram as regras, processos e interacções como dimensões do jogo). Não usaremos programas pré-concebidos, vamos perceber como se programa, como se manipulam imagens, sons, electrónicas, para podermos criar os nossos próprios programas e, eventualmente, conseguiremos ouvir o som do nosso próprio pensamento a ecoar nos circuitos lógicos que vamos criar.

 

/////// OBJECTIVOS

// Temáticos:

< O som o pensamento como eco do sistema: suas regras, processos e interacções >

< Projectos individuais e colectivo de um sistema jogável >

// Pragmáticos:

< Introdução à programação de computadores e micro-controladores >

< Entender a síntese, manipulação, processamento de som e imagem (2d e 3d)>

< Entender a construção e programação de pequenos circuitos electrónicos >

< Análise e uso de dados através de sensores, câmaras, microfones, internet >

< Experiência de uso do Processing, Arduino, MaxMSP, PureData, openFrameworks >

 

 

/////// CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

// introdução

< em que consiste programar máquinas/computadores/microcontroladores >

< tipos de dados básicos (int, float, char, …) >

< funções / scope / main() / controlo fluxo / programação por objectos / classes>

< análise de inputs no computador via sensores, webcams, microfones, internet >

< inter-mapeamento dos inputs >

 

// som

< tocar ficheiros, usar microfones, síntese de sons, ruídos, misturas >

< processamento de som (filtragem, re-síntese, granularização) >

< análise de som (rms, fft) >

 

// imagem

< tocar ficheiros, usar câmaras, síntese e mistura de imagens 2d e 3d >

< processamento de imagem (filtragem, re-síntese, técnicas temporais e espaciais) >

< análise de imagem (blobs) >

 

// electrónica

< introdução ao Arduino >

< conexão de sensores / envio de sinais para controlar motores, midi, etc. >

 

// projecto

< exercício prático a ser realizado ao longo do curso por cada aluno >

< criação de um ‘jogo’ colectivo que envolva som, imagem, e inputs híbridos >

 

/////// FERRAMENTAS

Processing <http://processing.org>

openFrameworks <http://openframeworks.cc>

Arduino <http://arduino.cc>

PureData <http://puredata.info>

MaxMSP  <http://cycling74.com&gt;

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