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a sessão 12 foi em torno de noções de síntese e manipulação de áudio.

analisámos processos de reprodução e manipulação de ficheiros de áudio, entradas dinâmicas de som em tempo-real, alguns processos de síntese sonora, e ainda alguns processos mais avançados como compressão/expansão temporal na reprodução de um som sem lhe alterar o pitch, phase vocoding através de fft. 

no final, misturamos os processos num único patch, e fizemos variar alguns parâmetros de alguns efeitos, e testámos a gravação de samples directamente para o disco do computador.

 

aqui ficam os tópicos e imagens dos patches que analisamos hoje:

1. inputs, outputs, sample rate, placas de som, midi in/out

input/output som no pd (menu media >  portaudio) neste menu podemos configurar a placa de som, a sample rate a que a cadeia de som funciona, os canais de entrada e saída de som.

12-portaudio

 

no mesmo menu (menu media >  test audio and midi)

abre um patch que testa e analisa o som e midi

12-testaudiomidi

 

 

2. audio playback

12-samples

 

 

3. objectos gráficos gui

os objectos gráficos do pd extented

12-gui_obj

 

4. síntese aditiva / ring modulation / fm

12-ringmod

 

 

5. time compression/expansion

12-timecompexp

 

 

6. filtragem de som

12-filtragem-som

 

 

7. phase vocoding /fft

12-phasevoc

 

 

8. reverb

12-reverb

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One Comment

  1. http://vvvv.org/tiki-index.php#

    Um amigo referenciou-me este toolkit como sendo flexivel e intuitivo.
    ainda não tive tempo de olhar para ele com calma, mas o workflow lembra-me um pouco o PDE.. Talvez seja util para algum de voces, ou para o vosso projecto do curso.


One Trackback/Pingback

  1. By sessão 18 « O Som do Pensamento on 27 Maio 2009 at 11:41 am

    […] no pure data focámos essencial noções elementares de programação visual, o que é o som digital, como o sintetisamos e o processamos temporalmente, espacialmente ou espectralmente. ler ficheiros do disco, gerar frequências, ruídos, impulsos, granular inputs,  resintetisar frequências, filtrar microfones, analisar níveis de som, criar processos interactivos. (sessões 11, 12) […]

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